Projeto Realizado

Fundação Florestal

Inventário Florestal de Espécies Exóticas

2018 e 2019
Campos do Jordão – SP

Cliente
Fundação Florestal / Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Objetivo
Realização de inventário florestal e elaboração de plano de exploração de espécies exóticas de duas Unidades de Conservação localizadas em Campos do Jordão – SP.

Área de Estudo
Parque Estadual Campos do Jordão e Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão.

Descrição do Serviço
As Unidades de Conservação possuem porções de seu território cobertas por espécies florestais pertencentes ao gênero Pinus, espécies exóticas utilizadas para fins comerciais diversos como a construção civil, combustível, fibras vegetais e goma-resina. Nesse sentido, objetivando ações posteriores de restauração ecológica, houve a necessidade de realização de inventário florestal com o objetivo de se obter informações necessárias para a tomada de decisão quanto à potencialidade de exploração desses ativos florestais.

Neste projeto foram realizados o inventário florestal do gênero Pinus em duas unidades de conservação com a finalidade de quantificação e avaliação do volume de madeira. Este inventário foi realizado por meio da aplicação de amostragem estratificada das diferentes espécies. A cubagem rigorosa possibilitou o ajuste e seleção dos melhores modelos volumétricos e consequentemente uma análise de diferentes cenários de exploração.

Um plano de exploração considerando a madeira e goma-resina foi elaborado incluindo áreas de pátios temporários e estradas de acesso interno aos talhões de produção com auxílio de dados espaciais e mapas temáticos quanto à topografia e atual estrutura da malha viária existente de ambas as Unidades de Conservação.

Menu