No dia 09 de março de 2020, ocorreu o evento de apresentação dos resultados finais do projeto P&D-07130-0044/2016 sob o título “Estudo de Ações para Mitigação de Riscos de Desligamentos das Linhas de Transmissão por Queimadas e Avaliação de Métodos de Manutenção de Faixas de Servidão”.
O projeto de P&D foi financiado pela Transmissora Aliança de Energia Elétrica – TAESA, com recursos do Programa de P&D ANEEL, e execução da EKOCAP, Geoambiente e Universidade Federal do Piauí, que também apresentaram seus resultados.
Como objetivo principal, o projeto focou no desenvolvimento de um indicador de criticidade às queimadas para Linhas de Transmissão através da correlação do ciclo de crescimento de espécies florestais à resposta em diferentes sensores, incluindo uma análise dos parâmetros dos meios físico, biótico e socioeconômico elaborada por meio de modelagem de dados, que poderá ser replicada em outras áreas, biomas e empresas do setor, fomentando assim a continuidade da pesquisa.
Foram 4 anos de trabalho, compreendendo uma diversidade de atividades que incluíram:
-
- Mapeamento das áreas, definição de pesos e critérios de classificação em função de Análise de Risco e Criticidade para embasamento na construção de metodologia e modelo matemático de análise de risco e criticidade com parâmetros de sensores multiespectrais, de levantamento de meio biótico, meio físico e socioeconômico;
- Pesquisa, identificação, seleção e testes das melhores espécies vegetais para plantio e manejo nas faixas de servidão. Testes realizados por meio de enriquecimento e plantio considerando intervenção ou implantação com manutenção;
- Avaliação do grau de confiabilidade e acurácia do inventário a laser e outros sensores remotos multiespectrais em comparação aos dados coletados durante os inventários florestais semestrais;
- Desenvolvimento e validação do modelo e plugin desenvolvido e disponibilizado em plataforma livre e de código aberto (QGIS), baseado na análise de criticidade;
- Avaliação da efetividade da atual metodologia de manutenção de faixas com vistas à mitigação dos riscos de desligamento por incêndio e;
- Promoção e participação em grupos de discussão e especificação de normatizações vigentes;
O Workshop contou com a ilustre presença do Sr. Ailson de Souza Barbosa, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética na ANEEL e do Sr. Marco Antônio Resende Faria, diretor técnico na TAESA. Outras 26 pessoas participaram, dentre representantes da ANEEL, ELETROSUL, ENGIE, CEMIG, FURNAS, EVOLTZ, STATE GRID e muitos outros agentes do setor.
As apresentações iniciaram com os indicadores de ocorrências de queimadas que significativamente representam ao setor um importante fator de risco para desligamentos forçados do sistema em regiões e períodos mais críticos do ano. Foram apresentados os objetivos e os resultados que foram alcançados em resposta a cada um deles. Além disto, foram relacionados alguns dos maiores motivadores para a realização da pesquisa e envolvimento das executoras.
Posteriormente os resultados foram apresentados detalhadamente para cada uma das atividades dentre as executoras do projeto. A equipe da EKOCAP apresentou os resultados de sua pesquisa quanto aos aspectos socioeconômicos, biológicos e químicos da vegetação, características climáticas da região do estudo, testes de diferentes técnicas de plantios, da profunda análise dos aspectos normativos nacionais e internacionais, de sua participação no Comitê de Estudos CE-003 da ABNT NBR 5422 e das proposições de alteração quanto às atuais metodologias e propostas para a revisão da norma ABNT NBR 5422.
A participação dos convidados foi fundamental e enriqueceu os resultados e debate técnico, com perguntas e sugestões muito relevantes sobre o tema permitindo um maior grau de assimilação quanto à aplicabilidade dos métodos e da ferramenta (plugin) que resultaram do projeto.
Tivemos orgulho de nosso trabalho e após os 4 anos de atuação em um projeto de tamanha magnitude, complexidade e aplicabilidade, alcançamos um elevado grau de amadurecimento tanto profissional como pessoal.
Nossa equipe de pesquisadores segue envolvida na pesquisa acerca do tema, mais qualificada e com titulações relacionadas e complementares à pesquisa. Hoje, se considera mais do que preparada para atuar em outros projetos com foco em pesquisa e inovação, sejam eles relacionados a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou não.
Nossa equipe é focada em soluções inovadoras e busca resultados eficientes, aplicáveis e práticos que atendam realmente às demandas apresentadas. Buscamos juntos solucionar o melhor caminho para o problema apresentado envolvendo sempre a equipe multidisciplinar e de consultores ad hoc da EKOCAP e a equipe demandante. Venha conhecer nosso trabalho, nossa equipe e nossos projetos. E nos consulte para lhe apresentarmos uma boa solução.